terça-feira, março 28, 2006

Cow Parade en DF

Um passeio pela Avenida Reforma... Cow Parade en Mexico


À boleia

Telmex, a companhia de telefones cá do México:


Sopa de letras:

Das melhores, Paris Hilton Fragrances: (conseguem encontrar semelhancas?) ;)

Árvore da Vida:
Esta já nao me lembro nem do nome nem do patrocinador, mas está bem colorida:


Falta-me a melhor, mas está longe para ir a pé! Se resolver ir até lá, depois mostro-vos a foto.

Até já!

Mais Embaixada

Aqui ficam mais umas fotos da Embaixada (só para vos fazer inveja! ;) ). Este local é mesmo extraordinário...


O jardim/parque em frente (é enorme e só se ouvem pássaros a cantar)
(Nao fiquem com a ideia que o México é todo verde e cheio de árvores... por acaso até tem muitos parques pela cidade, mas como a poluicao é tanta, nao se sente o ar quase puro que há aqui no meu trabalho.)

E a minha colega de trabalho, a Ana Liz

Temos tido pouco trabalho, a Câmara ainda nao está legal, por isso ainda nao podemos contactar empresários e divulgá-la... Penso que tudo vai mudar dentro de pouco tempo. Até lá vou estudando melhor o México e os seus mercados...

segunda-feira, março 27, 2006

Cuetzalan e Cholula (Fim de semana XL) - cont

Do post anterior ficam as fotos que nao tinha conseguido colocar:

O jardim do Ex-Convento de Sta Mónica em Puebla



e parte do museu com coisas características do estado de Puebla





A gruta Aventura em Cuetzalan

...uma fonte de água lá dentro (estava muito fresquinha!)



Ao regressar fomos assistir a um ritual que os mexicanos têm. É uma espécie de agradecimento ao deus Sol: cortam um tronco de uma árvore de aproximadamente 30m., levam-no até um local específico (neste caso foi em frente à igreja principal), enterram primeiro um frango (vivo), devidamente temperado, para que a terra coma, depois dançam e tocam flauta para pedir permisão à terra para subir o tronco. 5 homens sobem-no (representam os quatro pontos cardeais e um representa o Sol), agradecem tocando a flauta e o tambor e comecam a descer:
A descida é rápida, mas impressionante.

Nota-se bem a diferenca de horas da 2a para a 3a foto, isto foi ao fim da tarde.

De Cholula, a cidade das 365 igrejas, fica apenas esta imagem:

Nao se percebe muito bem, pois ainda estava a amanhecer, mas é uma pirâmide azteca sobre a qual os espanhóis construíram uma igreja para mostrar quem manda...

terça-feira, março 21, 2006

Puebla, Cuetzalan (Fim de Semana XL)

No fim de semana anterior (18 a 21 de Marco) resolvi embarcar sozinha numa aventura.
Aqui foi feriado na 3ª e na 2ª a Câmara fez ponte, por isso dispunha de 4 dias para passear. Eles, Nuno e João, tiveram que trabalhar na 2ª, assim, depois de ponderar os prós e contras da viagem, decidi sair da DF (Distrito Federal do Mexico).
Escolhi a cidade Puebla, a 2 horas de DF. E não poderia ter escolhido melhor. Mal cheguei dirigi-me a um posto de informação turística onde me informaram onde poderia dormir (sim, vim sem sequer ter reservado qualquer coisa, na internet dizia que estavam cheios... mas imaginei que haveria sempre lugar para mais um...e assim foi), como chegar lá, onde comer, enfim... tudo o que precisava. :)
Encontrar o hostel foi muito fácil. Sugeriram-me um percurso a fazer e tudo correu às mil maravilhas. O dormitório, ocupado segundo o site, esteve vazio! eheheh
O nome das ruas eram como coordenadas (p.e., o hostel estava no cruzamento da 6Norte com a 18 Oriente... parece fácil, mas acreditem que complica as coisas... eu, que até acho que me oriento bem, vi-me perdida por algumas vezes. Depois havia a situação em que de um lado e rua era 6Norte e do outro já era a 6Sul... uma emoção a cada esquina).
Tentei, então, chegar ao Convento de Sta Mónica, sugerido nos guias e pelo hostel. Depois de tropeçar numa igreja (havia imensas), lá consegui mudar o rumo e encontrar o tal convento.
Apesar de pequenito tinha coisas engraçadas como as paredes, que eram de Talavera (uma espécie de azulejo típico desta cidade), e um jardim muito bonito (também nao consegui carregar a foto pró blog). Dentro do convento havia umas passagens secretas e uns quadros interessantes.
Em frente, uma loja de Talavera, pronta a receber os turistas que passavam:
Segui para o ExConvento de Sta Rosa, este sim, grandioso e cheio de histórias espectaculares. Era um convento de clausura, por isso, quem entrava já não saía mais. Conseguia-se ver os quartos minúsculos das freiras, a separação entre freiras e noviças, os quartos para onde íam mulheres de classe alta que tinham maus pensamentos (tinha uma cama de madeira e uma coroa de espinhas, para colocarem quando tivessem pensamentos pecaminosos), o local onde as freiras ouviam a missa (virado para a igreja, mas com uma parede no meio para não se sentirem tentadas)...
Este convento tinha também um museu com as coisas características das várias regiões do estado de Puebla. (Queria colocar algumas fotos, mas nao estou a conseguir...)
Entre outras atracções, é nesta cidade que se encontra a "capela mais bonita da América Latina". De facto era impressionante,
estilo barroco, desenhada por um arquitecto espanhol, quase toda banhada a ouro.
A catedral cá do sítio Fui visitar o El Parián, um mercado de artesanias famoso, o bairro das artistas, cheio de cafés e de movimento e segui para um restaurante recomendado pelo hostel, La Nostalgia. Era pequeno e não tinha clientes, apenas os donos a jantar. Queria comer algo típico, sugeriram Mole Poblano, frango com um molho maravilhoso feito de chocolate, amendoins, pimentos e especiarias. Adorei! Pena não ter ficado com a receita...
Já no hostel, como não queria ficar sozinha o resto dos dias, resolvi meter conversa com umas mexicanas que também estavam aí hospedadas. Descobri que também iam visitar uma cidade que eu queria ver, Cholula, mas que antes ainda iam a Cuetzalan. Desta última já tinha ouvido falar, mas não fazia ideia do que tinha. Resolvi ir com elas, pois não tinha nada planeado para os 3 dias que se seguiam.
Depois de 4 horas de viagem, lá chegamos a Cuetzalan, uma aldeia no cimo de uma montanha. As vistas eram espectaculares, só montanhas verdes e um sol magnífico. Do hotel, fica a foto de um dos quadros que estavam em exposição
Tinha umas cores espectaculares. É alusivo à celebração do dia dos Mortos (dia de grande festa para os mexicanos).
Passeámos pela aldeia ... e depois fomos até uma das cascatas havia ali na zona. Caminhamos imenso e no final não se via cascata nenhuma, apenas esta espécie de rio/lago
... mas valeu a pena.

Na 2ªf levantamo-nos às 6h da manhã para aproveitarmos bem o dia e não sofrermos muito com o calor. Fomos visitar umas pirâmides aztecas

depois fomos até às grutas Aventura, onde descemos 160m. Estavam espectaculares. Nao tirei fotos porque já estava a ficar sem bateria e nao tinha levado carregador... :( Mas a máquina lá se aguentou até 3a.f.

domingo, março 12, 2006

Cuernavaca e Taxco

No fim-de-semana passado (há uma semana, este fim de semana fica para o próximo post), fomos num passeio organizado a Cuernavaca e Taxco com a Tamy, uma brasileira que vai estar por DF até Maio, e duas mexicanas, suas amigas. A foto do grupo numa "mina" de prata:

Cuernavaca, é chamada de "a eterna Primavera" pelo seu clima.
As temperaturas são sempre altas ao longo do ano. Estavam 22º de mínima e 31º máx, por isso já estão a ver o quentinho que foi (infelizmente ainda não deu para ficar morena ;) ). Uma das coisas que mais me agradou foi ser a 2ª cidade mais limpa do México (logo atrás de Aguascalientes).
É uma cidade pequena, mas muito virada para o turismo. Há imensos pessoas, especialmente americanos, que têm aqui a sua casa para férias/reforma (tal como os ingleses e alemães têm no Algarve ,e pelas mesmas razoes (clima, barato,...)).
Seguimos para Taxco, a Cidade da Prata. Há imensas minas de prata nesta regiao, se bem me lembro, 70% da prata do país vem daqui.
Mal chegamos o guia levou-nos a uma loja onde, supomos nós, tinha comissao, pois os precos eram mais caros do que os que encontramos no centro... Há imensas lojas a vender prata, as melhores tinham mais ou menos este aspecto:

Prata por todo o lado. E barata. As lojas sao enormes e oferecem-nos sempre um coktail de boas-vindas (se forem grandes e caras, claro...) muito bom.

Seguimos para o centro onde comemos num restaurante muito característico, com comida típica mexicana.Nao se vê, mas o tecto estava cheio de bonecos esqueletos cheios de cores, típicos do dia dos Mortos.

Depois fomos dar um passeio pela cidade:

Numa das lojas tínhamos acesso a uma "mina" de prata. Estava muito engracada e ainda nos divertimos um bocado.

No final, o merecido coktail (foto de apresentacao do grupo).

O problema foi o tempo. Estivemos pouco tempo em cada uma das cidades. Pior só mesmo o facto de a camioneta ter avariado quando estávamos prontos para regressar. 2horas à espera... hummmm... e no final tivemos que regressar em pequenas carrinhas desconfortáveis.

Escrevemos uma carta de reclamacao... Se tiver frutos aviso-vos.

Até breve!

sexta-feira, março 10, 2006

Câmara Portuguesa de Comércio

Já vos tinha dito que as instalações do meu local de trabalho eram muito boas. No entanto, sem fotos, acho que não conseguiriam concretizá-lo. A embaixada está situada numa das melhores zonas para viver, as Lomas em Reforma. É uma espécie de Avenida Gomes da Costa (Porto), mas maior (claro!!!). Também se encontram aqui a maioria das restantes embaixadas.
É um mundo à parte. Tudo muito tranquilo e os únicos ruídos que se ouvem são os pássaros lá fora (eheheh). Em frente à embaixada há um parque enorme, cheio de grandes árvores. Por isso sei que aqui não fumo o equivalente a dois maços de tabaco, como diz no meu guia. Assim, todos os dias inspiro três vezes e muito profundamente antes de me ir embora (talvez dê para reservar). :P
A casa é do género da da Embaixada de África do Sul na Boavista, estão a ver qual é? Grande e moderna, mas esta é branquinha e muito isolada, por isso está sempre muito mais fria que a temperatura exterior, :) no Verão, :( no Inverno.
(Para terem uma ideia, hoje está calor para andar de t-shirt lá fora, no entanto, de manhã, um dos senhores da Embaixada ligou o aquecedor pois tinha frio. A diferença é mesmo grande e eu já ando constipada há mais de uma semana por causa disso.)
O espaço reservado para a Câmara é o melhor, pois é onde o Sol bate durante mais tempo.
Aqui têm o meu local de trabalho, a Câmara:
Ficaram com uma ideia? :) ¿Espectacular, nao?
A Câmara só tem 2 pessoas diariamente: eu e a Ana Liz, a assistente do Presidente. Da administração, apenas vi o Fernando Souto, o presidente, no aeroporto, no dia em que cheguei. A nossa grande tarefa será pôr a câmara em funcionamento, arranjar sócios, ser intermediária comercial entre Portugal e México, etc..
Por isso, se alguém conhecer alguém que esteja interessado em investir/exportar no/para o México, façam-me o favor de lhe darem o meu contacto. ;)
Mais uma vez, estou a roubar net ao vizinho...(agora até na embaixada...). É fraca, mas vai dando. Pelos vistos não há a possibilidade de acrescentar mais uma ligação (?)
Em casa passa-se a mesma coisa. Já recebi vários avisos que dizem que me vão cortar o acesso, mas... enquanto funcionar... vamos poupando uns trocos.
Se bem se lembram no hotel fazíamos o mesmo. A internet à borlix persegue-nos e nós simplesmente não conseguimos resistir.

terça-feira, março 07, 2006

Centro Histórico

No fim de semana passado aproveitamos, finalmente, para passear.

Fomos até ao centro histórico. Saímos na estação de metro Pino Suárez que, segundo o meu guia, é "a mais extraórdinária" das estações, pois incorpora um santuário azteca descoberto na altura da construção do metro... hummm... No entanto, chegámos lá e nada. Não vimos nada de especial (se calhar havia outra saída... para a próxima temos mais atenção).
À superfície encontramos a avenida Pino Suárez cheia de barraquinhas dos dois lados.
Com os guarda-sois é difícil ver a quantidade de pessoas, mas espreitem um bocadinho e vão ver que conseguem ;) Vendiam de tudo.
Decidimos percorrê-la pelo meio da pequena multidao. É impressionante a quantidade de "tendinhas" com DVDs pirateados. Vendem-nos com a maior das naturalidades, e temos direito a amostra do DVD para não sermos enganados. Ainda mais impressionante é preço, por €1 temos os filmes que estão em estreia nos cinemas (a qualidade é que não é das melhores, mas... 1€...). Melhor ainda: não estão dobrados (como lo hacen nuestros hermanos) e têm legendas em castelhano (ou mexicano) para irmos aprendendo a escrever ;)
Para além de ter sido alvo de diversos sismos (em especial o de 1985: 7.5 escala de Ritcher = 6000 mortos, nº oficial!) que "entortaram" a cidade, esta está construída sob solo pantanoso, o que faz com que se vá enterrando 5cm por ano. É mesmo muita coisa! As entradas de algumas igrejas estão afundadas e vêem-se muitos edifícios como este aqui (não tem qq efeito especial):
Seguimos à maior praça da América Latina (os recordes deles são quase tão bons como os nossos...).
Aí visitamos o Palácio Nacional (essa coisita no fundo da praça)
onde tem um mural muito famoso de Diego Rivera que ilustra a história do México:
E uma exposição em honra a Benito Suárez. Também era aqui o parlamento. Dentro deste palácio ainda funcionam alguns orgãos administrativos do estado.

Depois fomos até ao centro da praça
(conseguem calcular o tamanho da bandeira? comparem com as pessoas... é enorme)
havia índios a dançar
alguns cartomantes (que até eram solicitados pelos mexicanos) e uns break-dancers também mexicanos.
À nossa frente, a Catedral, grandiosa e velha, imponente e insegura


Fomos visitá-la. Digamos que até é grandita, mas para quem já esteve nas basílicas de Roma... não surpreende muito. A única coisa que me deixou curiosa foi ter um cristo preto. A curiosidade mantém-se.

Demos mais umas voltas pelas ruas, sempre cheias de vendedores, e regressamos a casa.

Mi casa es tu casa

Finalmente temos casa!
Até nem demorou muito a encontar, mas primeiro que entrassemos...
A verdade é que já estavamos fartos de não ter o nosso "cantinho". A casa é óptima e recomenda-se a quem quiser passar por estas bandas. Aqui vão umas fotos para terem uma ideia de nuestro departamento:
A nossa ampla sala
e a cozinha...
Digamos que na foto não ficou muito iluminada, mas é muito boa (o que vocês não vêem: mega frigorífico estilo americano e mega micro-ondas eheheh).
Ahora mi recamara

e respectiva casa de banho

¿Repararam que tem hidromassagem? :P Que chido! (que fixe/espectáculo/...!)

Está equipada com tudo (TV, leitor de dvd, micro, batedeira, liquidificadora, até tem máquina para fazer palomitas (pipocas)) excepto máquina de lavar loica... nada é perfeito!

Ontem fiz a minha primeira sopa!!! Até não correu mal (um bocadito mais de sal e ficava óptima).
Ontem foi, também, a primeira vez que usámos a máquina de lavar roupa. Não há estragos aparentes :)

No entanto, no final decidimos que iremos ter empregada. Nada correu mal, mas tendo uma oferta de casa toda limpa (e ainda é grande), roupa lavada (à mao e à máquina) e passada a ferro a €15 cada vez, percebemos que compensava o custo.

E estas foram as notícias "caseiras".

Ya sabes, mi casa es tu casa!