segunda-feira, julho 03, 2006

Eleições Mexicanas

Olá a todos, como alguns sabem, houve eleicoes no México.

Tinha preparado este post na noite de domingo, 2 de Julho, dia das eleicoes. No entanto, a net foi abaixo e perdi a vontade de escrever tudo de novo, por isso fica aqui uma visao mais ponderada das eleicoes. Apenas na última quinta-feira, dia 6, se soube que tinha ganhado, por 0.54% (menos de 300 000 votos) de vantagem, o partido de continuidade, ou seja, Felipe Calderón, conservador. No entanto, quer Calderón, quer López Obrador (o principal adversário, de esquerda, comparado por muitos a Chavéz) declararam que tinham ganhado as eleicoes. Com uma diferenca tao pequena como 0.54% é natural que sejam suscitadas algumas dúvidas. Mais que dúvidas, preocupacoes.
O Instituto Federal Eleitoral (IFE) declarou o resultado final. Tornou-se oficial que Calderón tinha ganhado. López Obrador convocou de imediato uma manifestacao para este último Sábado, dia 8, no zócalo de DF (a maior praca da América Latina). Infelizmente (ou felizmente, porque fui passear) nao estive na Cidade do México para presenciar uma manifestacao de milhares de pessoas. Aqui fica a foto pra terem uma ideia do que terá sido:
López Obrador diz que tem videos (mas ainda ninguém viu) que provam que houve fraude na contagem dos votos, pedindo, assim, a recontagem destes. Até Setembro tem que estar tudo decidido (como se fosse pouco tempo!). Até lá existirao manifestacoes, protestos, mais manifestacoes, processos em tribunal,... e manifestacoes (penso que o Obrador já convocou outra para o próximo Domingo).

Notas:
- Houve muitas campanhas de consciencializacao das pessoas para o direito e dever de voto: Publicidade nos transportes públicos e respectivas paragens, cartazes nas ruas, anúncios na TV, e até naqueles postais que ha nos bares e discotecas, como este:
- Foi declarada Lei Seca durante o fim de semana das eleicoes para que as pessoas fossem votar conscientemente:

Em pleno campeonato mundial de futebol, alguns bares fecharam, os restaurantes ficaram "as moscas" e imagino que o número de festas privadas tenha aumentado exponencialmente. Estima-se que o prejuízo tenha sido de mais de 15 milhoes de pesos (mais de 1 milhao de euros).

¡Hasta!